5

Estudantes das Escolas Maria Auxiliadora, IENSF, Geozinho e Augusto Galvão visitaram a Fonte da Antonica nesta semana, para conhecer o local e aprender um pouco mais sobre a história de Campo Formoso, que completa 138 anos neste sábado (28). O passeio foi guiado por Valber Freitas.
Durante muitos anos, a Fonte foi o principal canal de abastecimento de água da sede do município, sendo transportada em pequenos barris de madeira pelos aguadeiros, ou pelas mulheres aguadeiras que conduziam a água em latas na cabeça. O local abasteceu a cidade de 1900 até que o serviço de águas, encanação e tubulação fosse feito por Dr. Régis, entre 1956 e 1958. Com a água encanada, a fonte foi esquecida, ficando sem utilidade por mais de 80 anos, sendo depredada e subutilizada durante todo esse período.
Revitalizada após mais de 80 anos, a Fonte da Antonica tem atraído dezenas de famílias, estudantes e turistas desde que foi entregue à população, como mais uma opção de lazer para a comunidade. Preservando a arquitetura original desde o calçamento até a própria fonte, o local ganhou iluminação, bancos, paisagismo valorizando a arborização local, calçada, escadaria restauradas, portão e uma vista de causar inveja, sendo palco de ensaios fotográficos.
8
6
4
2
7
1
3
Ascom PMCF