10668_1_620px
Foi publicada na edição desta quarta-feira (19) do Diário Oficial da União a portaria que amplia o número de categorias autorizadas a funcionar aos domingos e feriados. Com isso, 78 atividades estão liberadas a trabalhar nessas datas.
A portaria foi assinada na terça-feira (18) pelo secretário de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. Entre os segmentos que passam a ter a autorização em caráter permanente está o comércio em geral. Para o presidente da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), José César da Costa, a liberação é mais uma medida do governo para reduzir o desemprego e fazer a economia girar.
“A portaria é uma grande conquista para o comércio e para o Brasil. Permite ao setor otimizar a mão de obra para atender às demandas em horários de mais movimento e dias que o consumo pode aumentar, como o domingo. Além disso, mais dias de trabalho significa a geração de mais empregos”, observa.
De acordo com o texto, também recebem a liberação estabelecimentos destinados ao turismo em geral, indústrias de extração de óleos vegetais e de biodiesel (excluídos os serviços de escritório), indústria do vinho, do mosto de uva, dos vinagres e bebidas derivadas da uva e do vinho (excluídos os serviços de escritório), serviço de manutenção aeroespacial e indústria aeroespacial.

Cleber Vieira