3Imagem Ilustrativa 
As últimas chuvas que caíram em Campo Formoso tiveram grande quantidade descargas causadas por raios e relâmpagos, o Engenheiro Franklin Carvalho explicou sobre os cuidados necessários para evitar acidentes e prejuízos.
Muitas pessoas da cidade tiveram prejuízos com a queima de equipamentos eletrônicos. Segundo o engenheiro um relâmpago é capaz de ligar 30 mil lâmpadas de uma só vez, é preciso ter o cuidado de retirar os aparelhos elétricos e eletrônicos desligados e fora das tomadas, para os que querem ir mais além é importante desligar o alimentador geral da casa(disjuntor do padrão). Pois quando um raio atinge uma rede de distribuição, a incidência de equipamentos danificados é maior.
Franklin falou ainda sobre o uso de celular e chuveiro elétrico, é preciso evitar o uso de chuveiro elétrico durante uma chuva forte, pois existe chance de acontecer uma descarga elétrica e a pessoa que estiver usando o chuveiro pode vir a óbito, já sobre o celular, o engenheiro explicou que não é recomendando o uso do mesmo quando estiver ligado a uma fonte de energia esteja chovendo ou não, pois havendo descarga elétrica pode causar a explosão do mesmo. Além disso é preciso evitar vídeos e fotos durante uma tempestade, pois mesmo que sejam pequenas o usuário sofrerá sequelas que vão desde uma dor de cabeça ao óbito.
A previsão esta semana é de mais chuva em Campo Formoso sendo a mínima de 21º e a máxima de 30º, é importante ter precaução para evitar acidentes, procurando um local para se abrigar até passar a tempestade.

Redação Tuiutiba Noticias
Infor: Rádio 98FM