b0946865-51d1-4900-829d-4ad169b4f705
Após visita técnica realizada pela Cooperativa Mineral da Bahia – CMB em 18 de fevereiro ao garimpo de Socotó, em Campo Formoso,  do qual a CMB é responsável pela Permissão de Lavra Garimpeira – PLG, a CMB promoveu na tarde do último dia 14 de março, na sede da cooperativa em Serra de Carnaíba, uma importante reunião com os empresários interessados em voltar a explorar minério naquela região, que se encontra paralisado por não atender algumas exigências dos órgãos fiscalizadores.
A reunião teve início com a composição da Mesa Diretora, da qual fez parte o presidente Humberto Meneses, que coordenou os trabalhos, membros da diretoria da cooperativa, representantes dos mineradores interessados em minerar em Socotó, a exemplo do empresário Ney Bonfim, que falou em nome dos demais presentes e o radialista Marcone Nunes, da 98 FM, de Campo Formoso, que destacou a importância da união de todos em prol da reabertura do garimpo. Cerca de 30 pessoas compareceram à reunião, todos interessados em reativar suas minas naquele garimpo.
WhatsApp-Image-2020-03-15-at-18.55.49-1
Ao iniciar sua fala, o presidente Humberto pediu um minuto de silêncio em respeito ao falecimento do cooperado Manoel Ribeiro dos Santos, esposo de Dona Marilda, uma atuante mineradora em defesa do garimpo de Serra de Carnaíba. Logo após, Humberto explanou sobre o objetivo da reunião e pediu que o engenheiro de minas Marcelo Santos e o assessor administrativo Aurino Luiz apresentassem as últimas 5 condicionantes do INEMA para serem atendidas com o objetivo de solucionar as demandas para reabertura do garimpo, que são: estudo de médio impacto, apresentação de documentação comprobatória de propriedade ou posse do imóvel, inscrição no Cadastro Estadual Florestal de Imóvel Rural – CEFIR, projeto básico do empreendimento e diagnóstico de alguns aspectos das áreas.
Para o presidente Humberto, a reunião foi produtiva, pois foi a primeira com os interessados para exploração legal em Socotó na sede da cooperativa. “Nós alcançamos o objetivo da reunião, que foi apresentar em que pé estão as demandas para o cumprimento das exigências do INEMA. Os que estavam presentes se mostraram interessados e se comprometeram a apresentar a documentação solicitadas para que possamos dar andamento ao processo de regularização da área de Socotó”, disse. Vale ressaltar, que outra reunião ficou marcada para dia 04 de abril, em Socotó, para dar continuidade ao processo. Da mesma forma, o empresário Ney Bonfim destacou como positiva a reunião, e disse, em entrevista o Núcleo de Mídia da CMB: “Quero agradecer à CMB, especialmente ao presidente Humberto pelo trabalho que vem fazendo. Esse processo vinha se arrastando, mas agora estou 100% certo que ele vai andar a contento e tenho certeza que vamos conseguir a liberação. Estamos gratos pela atenção que estão nos dando. A reabertura do garimpo vai melhor a economia de Campo Formoso, sem falar na contribuição social, pois vamos tirar muitas pessoas do nível da pobreza. A visita da CMB ao garimpo foi muito importante, pois levou credibilidade, uma vez muitas pessoas não acreditavam mais. Sobre essa reunião de hoje, quero dizer que tivemos um número satisfatório de pessoas e foi muito produtiva, haja vista que sanou muitas dúvidas. Em breve teremos nosso garimpo legalizado”.
WhatsApp-Image-2020-03-15-at-18.55.49-2
10a0ed37-a0b0-45d4-915e-551eec8fe5cc
WhatsApp-Image-2020-03-15-at-18.55.49
.
Coopmineralbahia.com.br