Após o Laboratório Central de Saúde Pública de Salvador (Lacen-BA) confirmar o primeiro caso de contágio da covid-19 de Campo Formoso (BA) no domingo (05), o secretário de saúde do município, Charles Farias, deu detalhes  do paciente no Jornal 98 Notícias desta segunda-feira (06).
É uma criança aqui de Campo Formoso. Ela chegou ao hospital São Francisco não com sintomas do Covid, tem uma enfermidade, e por conta da enfermidade não é a primeira vez que ela vem ao hospital, ela chegou com dificuldade para respirar e com febre (…). Ela está em outro hospital, em outra cidade, mas não é por causa do Coronavírus. Ela é assintomática”, disse o secretário Charles.
Ainda de acordo com gestor da pasta, já existe a transmissão comunitária da doença em Campo Formoso (BA), o que torna impossível saber a origem de disseminação, é o caso da criança contaminada que não manteve contato com pessoas que chegaram de cidades com registros da doença.
“Essa transmissão já existe. Tem algumas pessoas contaminadas que não têm nenhum sintoma e estão subindo e descendo elas como se se tivesse acontecido nada, e realmente estão bem, não tem sintomatologia. E é nossa situação que me apego agora: ‘fiquem em casa’”, relatou o secretário Charles.
O diretor-médico do Hospital São Francisco (HSF), drº Renato Jaime Filho, também comentou no jornal da rádio 98 FM sobre o início da transmissão comunitária do vírus no município. “Provavelmente não se vai saber origem desta contaminação [da criança], isso significa que já existe uma contaminação comunitária em nosso município”, disse.
O profissional de saúde também lamentou o compartilhamento de notícias falsas em redes sociais sobre o hospital durante a divulgação do primeiro caso do Novo Coronavírus no domingo (05).
É um desserviço porque traz muitas vezes a deturpação do que realmente acontece e isso gera na população uma situação de insegurança e ansiedade, quando não o pânico. Então, as pessoas devem ouvir as informações oficiais. Em relação ao município, isso deve ser passado pela Vigilância Epidemiológica. Em relação hospital, isso deve ser passado pela comissão gestora do Covid”, mencionou.
No início da noite desta segunda-feira, o município registrou outra suspeita de contágio.

Site 98FM