enem-20

Estudantes que desejam ingressar nos cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deverão se inscrever, a partir da próxima segunda-feira (11), para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 – primeira etapa do processo seletivo para ingressar em diversas Instituições de Ensino Superior (IESs). As inscrições ficam abertas até 22 de maio. Este ano, pela primeira vez, o Enem poderá ser feito em formato digital e terá, também, mudanças nas regras de isenção da taxa de inscrição.

Os interessados devem se inscrever pela Página do Participante. A taxa de inscrição é de R$ 85,00 e deve ser paga até 28 de maio. Devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), todos os participantes que atendam aos critérios especificados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) serão contemplados com a gratuidade da prova, mesmo que não tenham feito o pedido formal de isenção.

A nova regra de isenção da taxa vale tanto para os participantes que optarem pelo Enem impresso quanto para os que escolherem o Enem digital e se aplica, também, aos isentos em 2019 que faltaram aos dois dias de prova e não tenham justificado ausência. No site do Inep é possível encontrar os critérios para que o aluno não pague o valor da inscrição. Mais informações sobre provas, conteúdos e o cronograma completo podem ser encontradas nos editais do Enem.


Carlos Britto