Ações são destinadas aos agricultores familiares e comunidades da bacia do Rio Jiquiriçá

Floresta+ recupera mata nativa em bacia hidrográfica na Bahia

A bacia hidrográfica do Rio Jiquiriçá é a maior sub-bacia do Recôncavo Sul - Foto: Ministério do Meio Ambiente

O Ministério do Meio Ambiente direcionou recursos no âmbito do programa Floresta+ para a recuperação e conservação da vegetação em territórios de pequenos agricultores da Bacia Hidrográfica do Rio Jiquiriçá, na Bahia.

Os recursos serão destinados para a aquisição de 10 kits que incluem materiais, insumos e ferramentas para a recuperação de áreas degradadas. Além disso, serão promovidas oficinas de capacitação para a recuperação de áreas degradadas. As ações serão destinadas aos agricultores familiares e comunidades da bacia.

A bacia hidrográfica do Rio Jiquiriçá é a maior sub-bacia do Recôncavo Sul, com população total de 350 mil habitantes, e abrange 19 municípios. A proposta beneficiará diretamente os pequenos proprietários rurais e comunidades que tenham áreas a recuperar nos imóveis por meio da implantação e manejo de sistemas agroflorestais.

A implantação de sistemas agroflorestais contribui para a recomposição da vegetação nativa, promovendo melhorias nas condições ambientais da região. A recuperação dessa vegetação amplia a capacidade de infiltração das águas pluviais no solo, reduzindo os efeitos da erosão.

Programa Floresta+

O Floresta+ é um programa do Ministério do Meio Ambiente que visa a fomentar o mercado de serviços ambientais por meio do incentivo monetário ou não monetário como retribuição e incentivo àqueles que prestam atividades de conservação e recuperação em todos os biomas.


Com informações do Ministério do Meio Ambiente